Vitor Ramil foi o destaque da noite deste sábado (25) na 27ª Feira do Livro de Bagé, atraindo um grande público para a Praça de Esportes. No palco, o cantor e compositor apresentou um repertório que reuniu músicas de diversas fases de sua carreira, incluindo “Estrela, estrela”, “Deixando o Pago”, “Foi no mês que vem”, “Loucos de Cara” e “Ramilonga”.
O músico ainda contou histórias por trás das suas músicas e destacou o seu apreço pela forma como Bagé preserva seu patrimônio. "Vocês são muito felizes aqui por terem esse patrimônio preservado. Parabéns. É uma maravilha ver os paralelepípedos e uns casarões muito lindos. Bagé é uma cidade muito astral, muito boa", afirmou.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou o simbolismo do momento e do espaço. “Ver a Praça de Esportes novamente cheia, de dia e de noite, é algo muito especial. Esse sempre foi um ponto de encontro dos bageenses, um lugar de convivência e memória. Shows como esse ajudam a construir novas histórias”, afirmou.
Ao final, Ramil realizou uma sessão de autógrafos e fotos, atendendo fãs de diversas idades que formaram fila para registrar o encontro.
Programação do dia
A programação do sábado também contou com lançamentos de livros, mesas literárias, sarau de poetas, troca de saberes entre escritores e clubes de leitura, além de atividades artísticas voltadas ao protagonismo negro na ciência e na cultura. No início da noite, a Feira abriu espaço para a Batalha do Conhecimento, reunindo poesia falada, slam, freestyle, grafite e Manifesto Rap. Encerrando a programação, após o show de Vitor, o palco recebeu o espetáculo “Mulheres no Palco”, com Patrícia Robaina, Kika Simone e Blckchrist.
“A feira revelou uma Bagé comunitária, inclusiva e solidária. Uma feira onde a protagonista foi a palavra, em torno das boas ideias nos encontramos na Ágora, a praça do povo, dos intelectuais negros, da estética do frio, do bioma pampa de ideias que transformam”, afirmou o secretário de Cultura, Zeca Brito.
A 27ª Feira do Livro de Bagé segue neste domingo (26), com diversas atrações na Praça de Esportes. Com entrada gratuita, o evento é uma realização da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Associação dos Amigos do Imba (Amimba). Vale destacar que o show de Vitor Ramil foi financiado pelo Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.