Dados deverão ser concluídos na próxima semana
A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, tem atuado no combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A atenção é redobrada neste período do verão, com dias mais quentes e a ocorrência de chuvas.
A Vigilância em Saúde está desde o dia 12 realizando um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento tem como objetivo mapear a infestação do mosquito, identificando as áreas de risco.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciane Lucas, relata que 15 agentes estão trabalhando no levantamento do LIRAa, que deve ser concluído até o final da semana. A coordenadora informa que, entre os locais visitados está o Parque do Gaúcho. “A equipe coletou pneus no local. Também realizamos uma vistoria no Aterro sanitário, assim como também fizemos essa vistoria em bairros da cidade. Assim que tivermos os resultados, acredito que até a metade da semana que vem, poderemos identificar os pontos com foco positivo para o mosquito e aí intensificaremos as ações para combatê-lo nesses locais”, detalha Luciane Lucas.
O secretário de Saúde, Gilson Machado, reforça que além do monitoramento dos agentes para combater o mosquito Aedes aegypti é necessário que a população auxilie em ações como essa. “É fundamental que as pessoas permitam o acesso dos agentes da Vigilância em Saúde a suas residências, não apenas para receber orientações desses profissionais, mas também para que possa ser identificado ou não possíveis criadouros do mosquito”, frisa Machado.