Texto originalmente elaborado em 21 de novembro de 2023
A chegada do verão traz um alerta à população para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com temperaturas elevadas, o mosquito torna-se um problema por ser o transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.
Para marcar a necessidade de conscientização da população, o 19 de novembro é o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em Bagé, além dessa data, a Vigilância em Saúde tem atuado ao longo do ano para manter o controle do mosquito e impedir a transmissão dessas doenças.
Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, a atuação efetiva deste serviço pelo Governo Municipal tem proporcionado resultados como o de Bagé ser uma das cidades com mais de 100 mil habitantes sem transmissão das doenças provocadas pelo Aedes aegypti.
Uma das ações realizadas é o Programa Saúde na Escola em que são realizadas ações de prevenção em escolas municipais e estaduais. “Esse trabalho é importante para conscientizar a população a partir das crianças. Elas participam da ação e passam a ser multiplicadores de informação para as suas famílias. Além disso, a visitação nas escolas conta com o mascote da campanha que garante a atenção da criançada de forma mais divertida e interativa”, explica Gomes.
As escolas que já receberam a campanha são: EMEF Telmo Candiota, EMEF Nicanor Pena, EMEI Maria Alves Peraça, EMEF Tupy Silveira, EMEI Tia Scylla, EMEI Tanisa Budó, EMEI Manoelinha Araújo, Escola Estadual Arthur Damé, EMEF Senador Darcy Ribeiro, EMEI Zezé Tavares e EMEI João de Deus Lima Galvão.