A Unidade de Bagé da Fábrica de Gaiteiros, projeto que conta com parceria da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult), participará do 4º Festival Internacional da Gaita, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2025, em Barra do Ribeiro.
O festival, que conta com a curadoria e condução do músico Renato Borghetti, reunirá artistas do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile e Itália, totalizando mais de 30 shows gratuitos e terá a participação da Unidade de Bagé no seu encerramento. Os alunos da unidade subirão ao palco para o Encontro de Gaiteiros, um concerto coletivo com o idealizador do projeto, o músico Renato Borghetti.
Este momento reunirá mais de 500 alunos das 25 unidades do projeto Fábrica de Gaiteiros espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento traz como novidade a abertura com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que a Fábrica de Gaiteiros devolve a Bagé um lugar de destaque na preservação da cultura do Pampa. “A unidade de Bagé é motivo de orgulho para nós, porque forma crianças e jovens na música, fortalece a tradição gaúcha e projeta o nome da cidade para fora das nossas fronteiras”, afirmou.
Sobre o Projeto em Bagé
O projeto Fábrica de Gaiteiros - Unidade Bagé foi retomado em 2025 e as aulas acontecem na Casa de Cultura Pedro Wayne, com o objetivo de democratizar o acesso à música tradicional gaúcha.