A terceira campanha de coleta de sangue deste ano acontece no sábado (22). A ação será realizada no Ambulatório de Especialidades do Hospital da Santa Casa de Caridade de Bagé e serão distribuídas 100 fichas, sendo 60 no turno da manhã (das 8h às 11h30min) e 40 à tarde (13h30min até as 15h).
A ação é realizada pela equipe técnica da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé, clubes de Rotary, Hemocentro Regional de Pelotas e o Hospital da Santa Casa de Caridade. Na campanha de fevereiro foram registrados 57 cadastros pela manhã e 35 à tarde. Ao todo, 85 bolsas foram coletadas.
O que é preciso para doar?
O doador deverá ter idade de 16 anos a 69 anos, menores de 18 anos precisam estar com responsável. A primeira doação deverá ser no máximo até os 60 anos. O peso mínimo para quem for doar é de 50 quilos. Além disso, a pessoa deverá estar com boa saúde; 6 horas de sono; não pode ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores à doação; e nem fumado por 2h.
Outro ponto que os doadores precisam estar atentos é o intervalo entre uma doação e outra. Mulheres deverão ter um intervalo de 90 dias a cada doação, podendo doar até três vezes ao ano. Para homens, o intervalo é maior: de 60 dias a cada doação, sendo quatro vezes ao ano.
Quais são os impeditivos?
Pessoas com impeditivos definitivos não podem doar. São eles: HIV, HTLV, Hepatites B e C, Hepatite após 11 anos, doença de chagas, câncer (incluindo leucemia), diabetes grave, AVC, bronquite, asma grave e tuberculose extra-pulmonar. Já os impeditivos temporários precisam ser contados.