Na manhã desta terça-feira, 19, a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) reuniu equipes diretivas e gestoras para uma programação voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, dentro das ações do Agosto Lilás.
Abrindo o encontro, a secretária Cáren Castencio destacou o compromisso da Smed em manter atenção permanente ao tema, reforçando a responsabilidade da Rede Pública de Ensino em atuar de forma ativa na prevenção e combate à violência.
Na sequência, a psicóloga e professora Juliana Collares apresentou reflexões sobre o papel da escola na prevenção desses casos, ressaltando a importância do olhar atento de educadores e gestores. A advogada Lélia Quadros complementou a discussão trazendo aspectos legais e orientações sobre os caminhos institucionais que devem ser seguidos diante de situações de agressão.
Também participou da atividade a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Patrícia Alves, que explicou como a Semppmulher atua no acolhimento e suporte às vítimas e quais as alternativas de suporte em Bagé.
As organizadoras do encontro, Paola Burguez e Suziele Fernandes, do Setor Pedagógico da Smed, enfatizaram que a proposta é multiplicar a conscientização: que cada representante escolar possa levar às comunidades ações práticas de identificação de comportamentos de risco em crianças e mulheres, oferecendo orientação e encaminhamento adequados.
Com o evento, a Smed reforça que a educação tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.