A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), informam ao público que está aberto o edital de chamamento da Embratur que selecionará projetos de eventos para impulsionar o turismo internacional no Brasil.
Podem ser inscritas propostas que venham contribuir com inovação, sustentabilidade, inclusão (afroturismo, LGBTQIA+ e acessibilidade), além de reuniões, incentivos, conferências e exposições. O edital está dividido por áreas de atuação como cultura e economia criativa, gastronomia, turismo sustentável, turismo de negócios, diversidade e inovação tecnológica.
Países como Uruguai e Argentina estão listados como mercados preferenciais por constarem no plano estratégico dos próximos quatro anos da Embratur.
De acordo com a secretária de Turismo de Bagé, Elidiane Lobato, é uma oportunidade, a partir do apoio da Embratur, de realizar projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de Bagé com impacto internacional, principalmente pela relação com o país vizinho.
O secretário de Cultura, Zeca Brito, pontua que o bioma pampa é um destino internacional em razão de Bagé dividir a mesma geografia com o Uruguai, Argentina e Paraguai e que a atração turística dos países significa também a atração às divisas e investimentos em Bagé, por isso a importância da participação de projetos locais e regionais.
A Secretaria de Turismo, através da coordenação institucional de projetos, está à disposição dos interessados para esclarecer eventuais dúvidas e, também, colaborar na elaboração e envio dos documentos.
Com prazo de envio mínimo de 60 dias antes da realização do projeto, as inscrições podem ser feitas até dezembro de 2025, através do link: www.patrocinio.embratur.com.br.