Cerca de 300 pessoas já estão inscritas para o Seminário Binacional de Olivicultura do Bioma Pampa, que será realizado de 4 a 6 de dezembro, no campus do IFSul de Bagé. As inscrições estão abertas pelo site da Sympla, mas as vagas são limitadas. O link de inscrição também pode ser acessado pelo site da Prefeitura.
Segundo o coordenador do evento, vice-prefeito Beto Alagia, o Seminário é o primeiro “de muitos que vamos realizar para ajudar a desenvolver a produção do azeite de oliva na região”. Produtores, pesquisadores e técnicos do Brasil e do Uruguai vão se reunir para discutir técnicas inovadoras e potencialidades da cultura de oliveiras no Bioma Pampa. A região de Bagé se consolidou como referência no setor.
A olivicultura tem se consolidado como uma atividade estratégica no Bioma Pampa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, inovação no campo e valorização da produção regional.
A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Bagé, da Associação dos Olivicultores do Uruguai (Asolur) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). E visa fortalecer a integração entre Brasil e Uruguai, promovendo a troca de experiências sobre manejo de olivais, produção de azeites de alta qualidade e oportunidades econômicas e culturais da olivicultura.