A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, inicia ainda neste mês de novembro, a ampliação da conteinerização e coleta mecanizada de lixo na cidade. Ao todo, mais de 350 contêineres serão implementados, ampliando para 1200 contêineres a coleta automatizada da cidade, não havendo interrupção do serviço neste período.
Nesta ampliação, os novos recipientes serão posicionados em ruas dos bairros Estrela D´Alva, Dois Irmãos, Santa Flora, Santa Luzia, Bom Retiro, Bonito, São Judas, Floresta, São João, São Jorge, Loteamento Minotto e arredores da Unipampa, além de outros pontos que estão sendo definidos.
Com a substituição das lixeiras por contêineres, os moradores destes locais poderão descartar o lixo a qualquer hora do dia ou da noite, além de todas as vantagens ambientais que o sistema oferece.
Atualmente, 50% da cidade é atendida com a coleta automatizada, abrangendo a área central e adjacentes. Com essa ampliação, até 80% da coleta de resíduos urbana passará a ser conteinerizada. O contrato com a empresa Conesul Soluções Ambientais, responsável pelo serviço, é vigente por dois anos, podendo ser prorrogado por até 10 anos.
“A população pode esperar um serviço de melhor qualidade, uma coleta mais célere, periodicidade adequada, com a limpeza apropriada dos contêineres e a troca dos já existentes por equipamentos novos, com adequação da cor”, afirmou o secretário Francisco Araujo.
Ainda de acordo com o titular da Semapa, o objetivo é melhorar o serviço oferecido à população e contribuir com a limpeza da cidade, sem cobrar mais pois o valor da taxa de coleta de lixo, cobrado pela Prefeitura, que permanece o mesmo. “Alguns pontos específicos serão contemplados com a coleta conteinerizada, para melhor atender à demanda”, acrescentou.