A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), está ampliando a coleta automatizada com a implantação de mais 350 contêineres, totalizando 1200 equipamentos pelos mais diversos pontos da cidade. O serviço, que já iniciou nesta semana, abrange além a área central que já era contemplada, pontos adjacentes, aumentando para 80% da coleta automatizada de resíduos urbanos.
A empresa Conesul Soluções Ambientais, responsável pelo serviço, está distribuindo materiais informativos aos moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais destas novas localidades que serão atendidas pelo sistema automatizado, com a finalidade de esclarecer como funciona a coleta e os benefícios.
Outro detalhe importante que a população precisa ficar atenta, é em relação ao tipo de resíduos que podem ser descartados nos contêineres, sendo eles resíduos sólidos domésticos, orgânico e seco. Não devem ser descartados eletrônicos, medicamentos e inservíveis nestes locais. Os contêineres serão adesivados com essas informações.
Vale ressaltar que os resíduos que estiverem fora do contêiner ou nas lixeiras não serão mais recolhidos pela coleta convencional.
O titular da Semapa, Francisco Araujo, salienta que são medidas como essa que promovem o planejamento operacional para uma melhor coleta do lixo. “A coleta automatizada propicia ruas mais limpas, pois não há acúmulo do lixo e este não se encontra a céu aberto podendo, em dias de chuva, acumular e entupir as bocas de lobo”,disse.
Para mais informações, a população pode entrar em contato direto com a Semapa, através do telefone 53 3240-5161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.