A Semana do Meio Ambiente 2025 foi oficialmente aberta na manhã desta quinta-feira, 5, com um evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Memorial da Água. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) e Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a programação marca o início de uma série de atividades voltadas à educação ambiental, à sustentabilidade e à valorização do bioma Pampa.
O público foi recepcionado com um café de boas-vindas e em seguida, autoridades locais realizaram pronunciamentos destacando a importância do evento.
A secretária de Meio Ambiente, Milena Hecht, reforçou o papel da iniciativa na construção de uma consciência ambiental coletiva. “Desejo que todos aqui, depois deste ato, saiam mais conscientes do seu papel para com o meio ambiente”, afirmou.
O diretor do Daeb, Max Meinke, ressaltou o valor histórico e simbólico do Memorial da Água. “Todo o investimento feito neste local por pessoas apaixonadas pelo meio ambiente, ao longo da história, resultou em uma estrutura que não pode ser desprezada. É uma ferramenta importante para refletirmos sobre os grandes desafios ambientais que enfrentamos hoje”, destacou.
Encerrando os discursos, o prefeito Luiz Fernando Mainardi falou sobre a importância de debater temas como a preservação ambiental e anunciou o início de um programa de arborização urbana em Bagé.
“Quando me perguntaram se eu me arrependia de algo nos meus últimos oito anos de governo, respondi que sim: de não ter iniciado, desde o começo do mandato, um programa de arborização para Bagé. Agora não vou mais me arrepender, porque vamos dar início a esse programa”, garantiu.
A programação da manhã seguiu com duas palestras. A primeira foi ministrada pela bióloga Ketleen Grala, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), com o tema: “Cuidar das árvores é cuidar da cidade: reflexões sobre o verde urbano em Bagé”.
Na sequência, o engenheiro e especialista em Planejamento Energético e Ambiental, Vicente Rauber, apresentou a palestra “Árvores para uma cidade melhor e mais limpa – o exemplo de Medellín”.
Encerrando o evento, foi realizado o plantio simbólico de mudas de pau-ferro no jardim do Memorial da Água. A ação contou com a participação do prefeito Mainardi, do vice-prefeito Beto Alagia, da secretária da Semapa Milena Hecht e do diretor do Daeb Max Meinke.
A Semana do Meio Ambiente segue com atividades até o domingo, 8 de junho, quando será realizado o arraial de encerramento no Largo do Centro Administrativo, a partir das 14h. O evento será aberto ao público e contará com: feira de adoção de animais, atrações musicais, feira de artesanato, brinquedos infláveis, flash tattoo e praça de alimentação.
A programação completa pode ser conferida nos canais oficiais da Prefeitura de Bagé.