Com diversas frentes de trabalho atuando na cidade, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) divulga um balanço de ações realizadas pela pasta durante o mês de março. Segundo o secretário Edegar Franco, um dos destaques das atividades prestadas à comunidade estão os serviços em iluminação pública.
O gestor destaca que o objetivo dos serviços teve como foco garantir a manutenção e a melhoria da rede. “Foram atendidas solicitações de serviços, sendo estas de natureza corretiva e preventiva, bem como foi prestado apoio a eventos e órgãos municipais”, explica Franco.
Foram realizadas ações de troca de disjuntores no Posto de Saúde da Vila Gaúcha; vistoria do prédio da UPA; manutenção na iluminação do Calçadão; inspeção na Casa de Cultura Palacete Pedro Osório; instalação de luminárias no Parque do Gaúcho para evento de Veloterra; suporte elétrico ao Carnaval 2025 na praça Silveira Martins; colocação de luminárias na escola Bidart; troca de LEDs em 15 pontos do centro e bairro Ivone; instalação de novas estruturas de iluminação na pista de atletismo do Militão; entre outros locais beneficiados.
“Destaca-se a alta eficiência operacional em setores como iluminação pública, onde 90,67% das solicitações foram atendidas, e a gestão de frota, que garantiu a continuidade dos serviços mesmo diante de desafios mecânicos”, enfatiza Edegar Franco.
Colocação de bueiros e reparos em espaços públicos
No mês de março, a Seinfra também realizou serviços como a instalação de mais de 120 bueiros somados aos da Prefeitura de Bagé com os de contribuintes, tanto no centro quanto em bairros.
Outro destaque foram os reparos e manutenção em espaços públicos como a recuperação e reforma de caixas de drenagem nos bairros Industrial, Prado Velho, Ivone, Hidráulica e Damé. “As equipes garantiram o adequado escoamento das águas pluviais, prevenindo alagamentos e melhorando a infraestrutura urbana. Outro destaque foi a reforma de ala de drenagem na Rua José Frois, bairro Castro Alves. Em parceria com o setor viário foram realizadas limpezas e vala e boca de lobo em, pelo menos, cinco bairros”, acrescenta o titular da Seinfra.
Limpeza urbana
Já a equipe de Limpeza Urbana realizou uma série de serviços essenciais para a manutenção da cidade, incluindo corte de grama, varrição de ruas e praças, capina, transporte de resíduos e manutenção de espaços públicos. “Os trabalhos foram distribuídos estrategicamente, com foco em áreas de grande circulação, como praças centrais e vias principais, foram utilizados caminhões para transporte de carga e retirada de materiais, garantindo eficiência nas operações”, aponta Edegar Franco.
O gestor aponta trabalhos como corte de grama ocorrido em 26 dias do mês; varrição de ruas diárias; capina e pintura de meio-fio; retirada de palmeiras e o corte de vegetação em área central que ocorre à noite. “Esse trabalho é realizado cotidianamente em ruas e avenidas do município de acordo com a urgência, definida em programação prévia, com isso minimizando os impactos no trânsito”, complementa o secretário.
Calçamento em vias e fiscalização do SIM
Edegar Franco também destaca a conclusão do calçamento com blocos intertravados da rua Emílio Grillo, no bairro Popular. Também iniciou-se o calçamento da rua Luiz Maria Ferraz, no bairro Tarumã.
O titular da Seinfra também menciona que o mês de março também contou com ações foi de inspeções a agroindústrias e estabelecimentos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que segundo Edegar Franco, observa o cumprimento de normas sanitárias e de qualidade, promovendo um ambiente mais seguro para a produção agroindustrial.
“As ações realizadas em março de 2025 consolidam um modelo de gestão pública proativa, pautado pela eficácia, transparência e responsabilidade. Recomenda-se a manutenção desse ritmo de trabalho, com aprimoramento contínuo dos processos e ampliação de projetos que beneficiem a coletividade, sempre em diálogo com as demandas da população. Bagé avança, assim, em direção a um futuro mais estruturado, sustentável e inclusivo”, ressalta o titular da Seinfra.