A Praça de Esportes, um dos principais espaços públicos da cidade de Bagé, recebe a partir desta quarta-feira (22), a 27ª edição da Feira do Livro. O evento cultural, cuja programação terá atrações até o domingo (26), retorna à Praça de Esportes, e para que a praça tivesse sua estruturada adequada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), empreendeu melhorias no local nos últimos dias.
O titular da pasta, Edegar Franco, explica que foi realizado todo um trabalho de manutenção que incluiu a pintura da praça, tanto na área externa quanto interna dela. “Por exemplo, desde os ferros que envolvem a quadra esportiva, a estrutura antiga de patinação que havia nela”, complementa Franco.
De acordo com o gestor, os trabalhos de revitalização da praça não estão sendo feitos, exclusivamente, para a Feira do Livro, mas, sim, dentro de uma proposta do Governo Municipal para recuperar esse popular espaço local, tal qual havia sido realizado nas primeiras gestões do prefeito Luiz Fernando Mainardi.
“Um exemplo de recuperação da praça está relacionado, por exemplo, aos banheiros públicos. Sendo assim, retomamos uma obra que estava abandonada há muito tempo; no caso, os banheiros que foram feitos e que estavam desativados na gestão passada. Estamos concluindo essa recuperação e já colocando à disposição da comunidade”, destaca o secretário.
Outras melhorias que a Seinfra está implementando são o da manutenção da concha acústica; recuperação dos brinquedos; o mastro em que serão colocadas bandeiras, entre outras intervenções.
Ainda segundo Edegar Franco, outra qualificação à praça é na iluminação do ambiente. “Revitalizamos a iluminação da praça para trazer mais segurança ao contribuinte no horário noturno. As melhorias que estão sendo realizadas na Praça de Esportes estão dentro de uma proposta de revitalização completa deste importante espaço público. Outra ação que faremos nesse local é a de instalar uma estrutura com água quente para que os frequentadores possam ter como tomar o seu mate, aproveitando tudo que a praça tem a oferecer. Ou seja, trata-se de uma inovação para qualificar ainda mais esse importante espaço da comunidade de Bagé”, destaca o titular da Seinfra.