A instalação da Guarda Municipal de Bagé no Complexo Esportivo Militão, no espaço que antes abrigava o Centro de Treinamento do Guarany Futebol Clube, representa um avanço significativo para o serviço. A nova sede oferecerá uma estrutura mais adequada para as operações da corporação, permitindo a ampliação da infraestrutura e a retomada do sistema de videomonitoramento. Com isso, será possível reforçar a segurança patrimonial e garantir mais tranquilidade aos frequentadores do complexo, que utilizam o espaço para práticas esportivas e atividades de lazer.
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, o novo local é mais adequado e permitirá uma ampliação na equipe e na estrutura de trabalho da Guarda Municipal, pois possui salas maiores e integradas do que se teria prédio do antigo Mercado Público.
“Toda a estrutura está sendo preparada prevendo o crescimento da guarda. Está em andamento com um curso para formação de 23 guardas, então vai aumentar o efetivo e com isso a estrutura também tem que ser adequada”,explica o secretário.
Machado também ressalta que a instalação no Militão também tem como objetivo proteger um dos maiores complexos esportivos e de lazer do estado, que vinha sendo alvo constante de depredações. Segundo ele, a presença da Guarda trará mais segurança ao espaço e garantirá que a população possa utilizar o espaço com tranquilidade.
PROJETO DA NOVA SEDE
O projeto da nova sede, desenvolvido pelo núcleo técnico da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), prevê adequações na atual estrutura para instalação da sala para o serviço de videomonitoramento, além de espaços para recepção, administração, comando e despacho, reuniões e treinamentos. Também estão previstos vestiários feminino e masculino, refeitório, cozinha, dormitório, banheiros adaptados para necessidades especiais, depósito, sala cofre para armamentos, além de guarita e estacionamento coberto. Atualmente, o projeto está na fase de orçamento e poderá contar com recurso de emenda parlamentar já destinada pelo deputado Afonso Hamm (Progressistas).
REFOÇO NA FROTA
Outro ponto destacado pelo secretário é que, além de ampliações na estrutura e na equipe, a mudança de sede também dará melhores condições para o reforço da frota. Hoje, a Guarda conta com quatro carros e duas motos. Com a aquisição de mais duas motos já garantidas e a previsão de mais três viaturas, o total passará para sete carros e quatro motos.
MAIS SEGURANÇA COM VIDEOMONITORAMENTO
O superintendente interino da Guarda Municipal, Luis Felipe Rosa da Silveira, afirma que a localização da nova sede no Militão não compromete a atuação da corporação. Como a estratégia inclui a reativação do sistema de videomonitoramento, isso permitirá o acompanhamento contínuo das ocorrências na cidade, mesmo à distância. “Distância não é o problema. A Guarda vai operar 24 horas por meio das câmeras. O patrulhamento seguirá por toda a cidade, com foco especial nas áreas que mais necessitam, definidas a partir das imagens captadas”, destaca.
ECONOMIA PARA O MUNICÍPIO
Vale destacar também que o antigo prédio da Guarda Municipal passou a abrigar o serviço de fisioterapia da Prefeitura. A mudança gerou economia direta aos cofres públicos, ao eliminar o pagamento de um aluguel de R$ 12 mil mensais por um imóvel que já não atendia adequadamente às necessidades dos pacientes. O vice-prefeito Beto Alagia, que lidera iniciativas voltadas à eficiência dos gastos públicos, ressaltou os ganhos da mudança: “Agora, o serviço de fisioterapia funciona em um prédio próprio da Prefeitura, com custo zero e uma estrutura muito mais qualificada. Melhoramos as condições para pacientes e profissionais e, ao mesmo tempo, reduzimos despesas e demos melhor destino ao nosso patrimônio”, afirmou.
UM PARQUE COMO BAGÉ MERECE
O prefeito Luiz Fernando Mainardi também destacou o empenho da gestão em qualificar tanto a estrutura da Guarda Municipal em seu novo endereço quanto o Militão. Segundo ele, o Complexo Esportivo está no centro desse esforço de revitalização. Além da emenda do deputado Afonso Hamm, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) confirmou o envio de R$ 1 milhão em recursos para investimentos. “Vamos utilizar esse valor, e outros que ainda vamos buscar, para ampliar e qualificar o Militão. É um espaço que merece ser tratado como um verdadeiro parque, com segurança e mais opções de lazer e recreação. E tudo isso será feito, mas só será possível se tivermos segurança no local”, completou o prefeito.