Em agenda na capital federal nesta semana, o titular da pasta da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Ronaldo Hoesel, comemorou a aprovação de cinco projetos que atenderão a comunidade bageense a partir da obtenção de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Seleções).
Ao todo, quatro projetos serão voltados para o âmbito da Saúde e um no segmento da Educação.
Segundo Hoesel, os projetos em Saúde são duas Unidades de Atenção Básica, sendo uma para ser instalada na Vila Brum e outra no bairro Prado Velho. Também será disponibilizada uma Unidade Odontológica Móvel para atender às comunidades do interior do município, além da construção de um Centro de Parto Normal.
Em relação às Unidades de Atenção Básica, Hoesel comenta que o posto de saúde, que será localizado na Vila Brum, é uma necessidade há muito aguardada pela comunidade daquele bairro. “Esse posto também possibilitará um atendimento para os moradores dos dois novos residenciais construídos próximos ao bairro. Isso porque, até o momento, há um vazio ali em atendimento à saúde. Tanto é que atendemos com uma unidade móvel naquela região”, explicou Ronaldo Hoesel.
Centro de Parto Normal
Outro destaque que o secretário aponta é para a construção do Centro de Parto Normal.
Essas unidades de saúde são destinadas ao atendimento do trabalho de parto; parto; puerpério e cuidados com recém-nascidos de risco habitual. O Centro de Parto Normal será instalado ao lado do Centro Especializado em Reabilitação, no bairro Getúlio Vargas.
“Essa demanda é baseada na identificação de um grande número de procedimentos de cesarianas feitas na cidade. Cerca de 80% dos partos são realizados nesse modelo. O Ministério da Saúde preconiza um percentual de apenas 16% a 20% de partos que devem ser feitos com cesarianas. A estrutura contará com cinco leitos e oferecerá uma excelência em atendimento antes, durante e depois do parto normal”, salientou o secretário de Saúde.
O outro projeto aprovado e capitaneado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) e se trata de uma obra para construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil.
Trabalho em conjunto com a Geplan
“Temos executado essas ações em parceria com os técnicos da Geplan. O trabalho para a aprovação dos projetos, que vai do levantamento das demandas, diagnóstico, planejamento e cadastro no sistema, atendendo a todas as exigências do governo federal, no que se refere a documentação, foi realizado pelas equipes, a partir de muita dedicação e esforço em conjunto ", atesta o titular da pasta.
Ainda segundo ele, só a partir da efetivação de todos esses processos é que os projetos são qualificados para receberem os recursos do PAC-Seleções. “Diferente de manifestações com fins eleitoreiros, todo o trabalho para a aprovação desses projetos foi realizado pelo governo municipal. O PT não ajudou em nada. Nem mesmo a bancada de vereadores do partido em Bagé. Nós desenvolvemos todos os projetos para que eles atendessem às exigências do PAC-Seleções, de forma a serem aprovados”, finalizou Ronaldo Hoesel.