O gestor da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, está à frente da pasta desde o início deste ano e aborda alguns dos principais desafios encontrados na SSM. Assim como, algumas ações previstas para a melhoria do trânsito na cidade e para a garantia da segurança dos bageenses.
A segurança pública é uma das áreas de maior preocupação para a população. Neste sentido, uma das ações destacadas por Machado é o retorno do GGI. “O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal é o gabinete que integra os órgãos de segurança pública e entidades da sociedade civil. Uma das principais ferramentas do órgãos é o videomonitoramento. Já estamos em busca de recursos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para viabilizar o retorno do GGI”, explicou.
Outra ação que está sendo realizada na pasta é o curso de formação de mais 25 Guardas Municipais. Quando eles passarem a integrar o quadro da Secretaria, o patrulhamento preventivo deverá ser ampliado.
Em relação ao trânsito, Gilson Machado destaca que um dos objetivos é a implementação do Programa de Proteção ao Pedestre. “Todo mundo faz o trânsito. Mas nossa preocupação central é com o pedestre. Nós precisamos fazer a pintura e construção de novas faixas de pedestres, de redutores de velocidade e uma grande campanha para implementar uma cultura de proteção ao pedestre. Vamos também instalar três novos semáforos: um na avenida Marechal Floriano com a Venâncio Aires; outro na Marechal Floriano com a Tenente Pedro Fagundes de Oliveira; e um terceiro na avenida General Osório com a rua Alan Kardec”, salientou.