Com o compromisso de manutenção e melhora na qualidade da infraestrutura viária do município de Bagé, o governo municipal implementou nos primeiros dias de gestão, a união da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) com a pasta de Desenvolvimento Rural (SDR). Essa união entre as duas secretarias permitiu que o maquinário fosse aproveitado em comum, permitindo que se ganhasse maior agilidade para o atendimento às demandas do interior e da cidade.
O titular de ambas as pastas, Edegar Franco, ressalta que a união entre as práticas de desenvolvimento urbano é viável e necessária. “A população de Bagé colheu, neste ano, os frutos dessa sinergia. Conseguimos alcançar resultados que demonstram que o modelo de gestão adotado combina expertise técnica, integração entre as secretarias, monitoramento e o atendimento às demandas da comunidade”, destaca Edegar Franco.
O secretário salienta que o ano de 2025 apresentou dificuldades devido à necessidade de contar com poucos recursos, inicialmente, devido à necessidade de quitar débitos com fornecedores, bem como não ter uma frota de maquinário suficiente para atender as demandas da área urbana e rural.
“Conseguimos com essa união entre as duas secretarias implementar uma série de medidas que favoreceram para trabalhos como a recuperação estrutural de vias, em que muitos bairros não recebiam melhoras em pavimentação há muito tempo. Um desses bairros foi o Morgado Rosa. Nele, foram mais de 70% em melhorias em reperfilamento asfáltico de ruas que já estavam pavimentadas, mas que necessitavam dessa recuperação”, explica Franco.
Ao todo, o bairro Morgado Rosa recebeu um total de 855 toneladas de massa asfáltica em 11 ruas.
Outros bairros também foram assistidos com recuperação de vias, como Jardim do Castelo, Getúlio Vargas, entre outros.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressalta que se trabalhou para dar a manutenção de vias já pavimentadas, sendo priorizadas as vias já pavimentadas e com maior fluxo, bem como as que há muito tempo não recebiam a devida atenção. “Em 2026 queremos avançar para novos bairros, e também iniciar novas pavimentações a partir de recursos economizados e de emendas parlamentares que conquistamos”, reitera o chefe do Executivo municipal.
Números de reperfilamento asfáltico
Total de 56 ruas receberam esse trabalho
Mais de 7,57 quilômetros recuperados
Operações tapa-buraco em vários pontos da cidade
Total de 2.233,94 toneladas de massa asfáltica.
Atenção a estradas e vias do interior
O secretário Edegar Franco também apresenta um balanço dos trabalhos de patrolamento realizados até o começo do mês de dezembro. “Desde os primeiros dias da gestão focamos numa resposta efetiva para ações de patrolamento, visando melhorar as condições de deslocamento dos munícipes em ruas que ainda não contam com pavimentação”, declara.
Além dos trabalhos realizados na área urbana, as duas pastas atuaram na melhoria de corredores e vias do interior.
Números de ações de patrolamento
Mais de 70 bairros atendidos
1500 quilômetros patrolados
57 localidades atendidas, entre estradas e corredores
2500 quilômetros patrolados na área rural