Na tarde desta segunda-feira, dia 1º de setembro, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, iniciaram um roteiro de visitações e reuniões com equipes que atuam nas unidades de Bagé.
A primeira unidade a receber a visita do secretário Gilson Machado foi a Estratégia Saúde da Família Santa Cecília. Os representantes da pasta foram recebidos pelo coordenador Luís Alfredo Resende (Mulato).
Conforme Gilson, inicialmente, estavam sendo realizadas visitas surpresas a algumas unidades; ação feita até com a presença do prefeito Luiz Fernando Mainardi. No entanto, a ideia agora é estabelecer um cronograma com visitas e reuniões com as equipes de cada unidade, sendo uma visita a cada dia. “Queremos ter acesso a uma realidade completa dos atendimentos. De como estão sendo atendidas crianças, idosos, pessoas com diabetes, hipertensos, entre outras condições. A visita não servirá apenas para identificarmos essa realidade de cada unidade, mas também para termos acesso às demandas de cada posto”, comentou Machado.
O secretário de Saúde reforma que, durante a reunião, foram identificados aspectos positivos no desempenho da equipe, tais como: desenvolvimento de grupos de acompanhamento; atendimento médico com pediatra disponível; comunidade cadastrada recebendo acompanhamento adequado e ações voltadas à prevenção em saúde. “A gestão ressaltou a importância da análise e do planejamento das ações pela própria equipe, de forma a fortalecer a organização do processo de trabalho e ampliar a qualidade do atendimento prestado à população”, declarou o titular da pasta da Saúde.
De acordo com o secretário Gilson Machado, os encaminhamentos definidos nessa primeira ação foram:
Estimular a equipe a realizar análise crítica e planejamento contínuo de suas atividades;
Reafirmar que a gestão estará disponível como suporte técnico e administrativo, garantindo apoio necessário às demandas da unidade;
Priorizar ações que mantenham e ampliem o foco na prevenção e acompanhamento da comunidade.
A reunião cumpriu o objetivo de avaliar o trabalho realizado, destacando pontos positivos e provocando reflexões para o aprimoramento das práticas. Ficou evidenciado o compromisso da gestão em apoiar a equipe da Unidade Santa Cecília no desenvolvimento de um atendimento de qualidade à comunidade.