A adesão de agroindústrias bageenses ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) é um dos objetivos do Governo Municipal, tratando-a como iniciativa para potencializar o setor, a partir da abertura de mercados intermunicipais.
Com base nessa perspectiva, está prevista para ocorrer na primeira quinzena de maio uma visita orientativa de representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul a Bagé.
Conforme a coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Luana Lederhans, o município de Bagé já tem sua adesão ao Susaf. “A visita se dará para fazermos a indicação dos estabelecimentos para eles e também recebermos as informações sobre quais as adequações necessárias para realizar a adesão ao Susaf”, comenta Luana.
A coordenadora informa que são quatro as agroindústrias locais que já estão prontas para a aderir ao Susaf, sendo três do setor cárneo e a Casa do Mel.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Edegar Franco, a visitação será importante para a viabilização de novos mercados para os produtos locais. “Por enquanto estamos com essas agroindústrias já aptas, mas acredito que esse número deverá aumentar porque muitas já sinalizaram que buscarão também aderir ao Susaf”, complementa o gestor.
Atualmente, o município conta com mais de 20 agroindústrias fiscalizadas pelo SIM, com cem por cento de adequações sanitárias atendidas. A meta, conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, é que sejam incluídas mais 10 agroindústrias sejam incluídas ao SIM até o próximo ano.