Ocorre no próximo dia 30, a campanha de coleta de sangue do mês de agosto. A ação acontecerá no Hospital Universitário da Urcamp – Dr. Mário Araújo e busca aumentar a quantidade de bolsas de sangue captadas. Na última campanha, realizada no dia 26 de julho, o número de cadastros feitos foi muito abaixo do necessário: apenas 29 registros de 100 fichas disponibilizadas.
A assistente social do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Márcia Lages, enfatiza que a baixa adesão na última campanha torna a situação preocupante. “É preciso entender que muitas pessoas de Bagé e da região precisam da doação de sangue para dar continuidade aos seus tratamentos e procedimentos de saúde”, destaca Márcia.
A representante do Hemopel pondera que, nesse período de inverno, é comum ocorrer uma baixa adesão de pessoas, devido também ao fato de muitos doadores apresentarem sintomas gripais, o que impede a doação. “Por isso, frisamos que todas as pessoas que estão bem de saúde a pegar seu documento com foto e comparecerem na próxima coleta, no dia 30, nos ajudando a manter os estoques abastecidos, possibilitando levar esperança a quem precisa”, afirma Márcia Lages.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, conclama a comunidade para a campanha que ocorrerá no sábado, dia 30. “É de fundamental importância que a população participe dessa campanha. Tivemos uma baixa adesão no mês de julho e precisamos que os estoques sejam mantidos com um bom volume porque todos nós podemos um dia precisar de uma transfusão de sangue”, enfatiza o secretário de Saúde.
A campanha acontece no dia 30, a partir das 8h. No turno da manhã serão disponibilizadas 60 fichas até as 11h30min. À tarde, mais 40 fichas serão disponibilizadas até as 15h.
As campanhas mensais de doação de sangue são realizadas pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência; Hemocentro Regional de Pelotas e Hospital Universitário da Urcamp Dr. Mário Araújo, Urcamp, além do apoio de clubes de Rotary e do hospital da Santa Casa de Caridade.