A partir da próxima segunda-feira (06), todas as pessoas acima de 6 meses poderão receber a vacina contra Influenza. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (03), pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência.
A proposta de ampliação, um pedido já realizado pelo Município ao Estado há aproximadamente 15 dias, tornou-se possível com a autorização do Ministério da Saúde, em 1°/5. Em Bagé, as vacinas serão disponibilizadas em todos os postos de Saúde.
A ampliação visa minimizar a circulação do vírus, garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar. É fundamental criar um cinturão de proteção vacinal”, explicou o secretário de Saúde, Paulo Henrique Feltrin.
Como estratégias para ampliar o acesso ao imunizante, a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência vai realizar ações, como ampliação de horários e pontos de vacinação em área central, essas medidas serão realizadas de acordo com o quantitativo de novas doses que forem recebidas e, em breve, serão anunciadas.
Parcerias com empresas locais também serão discutidas com dirigentes do setor, considerando a importância de criarmos barreiras de proteção em locais de grande circulação de pessoas.