O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), informa que o processo para a implementação do ensino em tempo integral está sendo finalizado, com previsão de início das aulas para o dia 19 de maio. E, nesta terça-feira (06), a secretária participa de um Seminário sobre o tema, em Santa Maria.
“Agora em 2025 nós tivemos que pactuar novamente a adesão ao Programa, informando as matrículas das crianças em tempo integral. Os mediadores estão desde abril trabalhando com planejamento e organização de espaço”, explica a secretária de Educação, Cáren Castencio. Ainda de acordo com a secretária, a primeira escola a oferecer o modelo é a EMEF São Pedro. E a EMEI Anelize Ravaza está em processo de implementação do modelo.
Na última quarta-feira (30), foi publicado o Edital 002/2025 para a contratação de mediadores, processo necessário para o início das aulas. Já são nove profissionais e mais oito vagas previstas no Edital – as inscrições encerram nesta terça-feira (06). O edital está disponível no site da Prefeitura (bage.rs.gov.br).
Como funciona o modelo em turno integral:
O Governo Federal oferece um número de vagas por município. Para Bagé, foram ofertadas cerca de 300 vagas no exercício 23/24. Para 2025, somaram-se às anteriores mais de 300 vagas.
Na Escola São Pedro, serão 644 vagas nos turnos da manhã e da tarde, sendo 10 turmas de anos iniciais e 13 turmas de anos finais. As vagas serão preenchidas pelos alunos que já estão matriculados na Escola.