Com o objetivo de debater o tema da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), médicos da atenção básica de Bagé estiveram reunidos na quinta-feira, dia 23, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
Na ocasião, a médica Vanessa Barcellos, da área da pneumologia, abordou em palestra a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas federais no tratamento da doença, além de falar sobre medicações disponíveis no SUS para tratar a DPOC.
Segundo o secretário de Saúde, Gilson Machado, a intenção dessa capacitação é preparar os médicos da atenção primária, para que o paciente com DPOC já receba na UBS os primeiros cuidados. “Isso é importante para evitar sobrecarregar o pronto atendimento, internações e proporcionar ao paciente mais qualidade de vida”, destaca o secretário.