Com a colheita de grãos da safra de verão ocorrendo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural tem atuado na recuperação e manutenção das vias rurais. As equipes da pasta têm trabalhado para oferecer melhores condições a estradas e corredores; acessos importantes não só para o escoamento da produção rural, mas também para o próprio acesso dos moradores do interior à área urbana de Bagé.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Edegar Franco, que também atua pela Seinfra, explica que os esforços integrados pelas duas pastas resultam em ações integradas, proporcionando modernização da infraestrutura, sustentabilidade e apoio ao setor produtivo, mas também trazendo qualidade de vida para a população rural do município.
Em março, a Secretaria atuou com diversas frentes no interior de Bagé. “Na estrada da Serrilha, fizemos trabalhos de patrolamento e também no Corredor da Bolena. No dia 12 de março, no Corredor da Produção, fizemos patrolamento, mesmo com chuva de quatro milímetros, usando técnicas de compactação reforçada”, detalha o gestor.
Para a gestão de drenagem e contenção de águas pluviais, a SDR fez a desobstrução de bueiros no Corredor dos Brasil; abertura de valetas nos corredores da Pedreira e Bolena; serviços de desaguadores na estrada da Serrilhada e Passo da Areia. Foi aplicado cascalho na Coxilha do Haedo e no corredor da Caneleira para estabilizar o solo.
“Nossas equipes também fizeram a recuperação de estradas com cascalhamento e alargamento de vias como no Passo do Vimi e recuperamos pontos críticos no Corredor da Lixiguana”, menciona Edegar Franco.
O secretário complementa que no Corredor dos Collares, durante o mês de março, foi rebaixada e alargada a via com trator de esteira. O objetivo é aumentar a capacidade de tráfego e reduzir o acúmulo de água na via. Outro destaque em março foi as ações da Patrulha Agrícola que beneficia pequenos produtores rurais. Foram aproximadamente 140 horas de trabalho da patrulha.