Com o objetivo de conscientizar estudantes do ensino fundamental sobre a importância do Bioma Pampa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação promove uma série de palestras para alunos do 4º e 5º ano. As atividades buscam fortalecer o sentimento de pertencimento à região, além de destacar a relevância da preservação ambiental.
Ministradas pela veterinária e zootecnista Anne Fagundes, as palestras trazem uma introdução sobre os biomas brasileiros, com foco especial no Pampa, que é o menor do país. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer, por meio de slides ilustrativos, algumas das principais espécies de animais que compõem a fauna local, compreendendo a diferença entre animais silvestres e domésticos. Além disso, será destacada a importância do Rio Camaquã, um dos elementos naturais essenciais para a região.
Um dos pontos de destaque da apresentação é o alerta sobre a degradação do Pampa, que atualmente é o segundo bioma mais devastado do Brasil. Com isso, os alunos são incentivados a refletir sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e sobre a necessidade de preservar a natureza para garantir um futuro equilibrado para todos. “Também deixamos uma reflexão para as crianças de que “não existe vida em um planeta morto”. Juntos podemos fazer nossa parte para que todos possam viver em equilíbrio, natureza e humanos”, disse.
A primeira palestra foi realizada na Escola Fued Kalil, no Passo das Pedras, nesta quinta-feira (3). A segunda palestra ocorrerá na Escola Antônio Sá, no bairro União, no dia 10 de abril, às 10h. As apresentações seguirão uma programação semanal, abrangendo todas as escolas da rede municipal.