Com o objetivo de otimizar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, promoveu uma capacitação aos profissionais que atuam nas recepções das unidades de saúde do Município.
A capacitação tinha como foco orientar os profissionais para a utilização do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), utilizado pelos estados e municípios para gerenciar a regulação do acesso aos serviços de saúde. A ação visa promover melhorias na organização da demanda por atendimentos especializados, contribuindo para um serviço mais eficaz. A capacitação foi conduzida por diferentes setores da Secretaria de Saúde, envolvendo as coordenações do PAM I, Atenção Básica, Exames, Transporte Fora de Domicílio, Núcleo de Tecnologia da Informação, além da equipe de gestão.
A responsável técnica pela capacitação, enfermeira Letícia Bruni, explica que o sistema SISREG garante que os agendamentos das consultas aconteçam de maneira igualitária para todos os cidadãos. “E isso a partir da ordem de procura pelo atendimento a médicos de outras especialidades, pois as consultas a clínicos gerais são marcadas diretamente nas Unidades Básicas da área de atendimento aos usuários”, afirma Letícia.
Já a secretária de Saúde, Terezinha Ricaldone, reforça o trabalho de melhora no atendimento aos usuários. “Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua dos serviços oferecidos à população, garantindo mais eficiência e humanização no atendimento em saúde”.
Os profissionais de regulação compõem a atuação técnica e integrada à estrutura da Secretaria. Atualmente, a rede municipal de saúde de Bagé conta com uma variedade de especialistas à disposição da população, entre eles: cardiologistas, neurologistas, ginecologistas, nefrologistas, traumatologistas, dermatologistas, cirurgiões gerais, pneumologistas, micro cirurgiões e nutricionistas.