Neste mês de outubro, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, desenvolve uma ação nacional para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. A iniciativa tem como foco, conforme a coordenadora de imunização do Município, Dina Maria dos Santos, o resgate e a melhora da cobertura vacinal. “O município de Bagé vai desenvolver junto às unidades do Estratégia Saúde da Família uma série de ações que melhorem os índices vacinais e também que consigam resgatar crianças e adolescentes que não estão com as vacinas em dia”, explica a coordenadora. A campanha começará a partir do dia 6 de outubro.
Já no dia 18, será realizado o “Dia D” com abertura dos postos de saúde das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia. “Estaremos com todas as UBS abertas para facilitar o acesso às salas de vacinas e também para que estejamos focados somente nestas ações de busca de faltosos. Além disso, teremos a unidade móvel na praça Silveira Martins (do Coreto). Estamos com uma expectativa positiva para essa ação”, comenta a coordenadora de imunização.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, convoca a comunidade a aderir a campanha de atualização da caderneta de vacinação. “Precisamos ampliar nosso índice vacinal e essa ação, culminando com o dia d, em 18 de outubro, será fundamental para isso”.