Serviço foi implementado no município no governo Mainardi, em 2005
A sexta-feira (15) foi de comemorações no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bagé; O serviço completa 20 anos de instalação no município. Para marcar a data, o prefeito Luiz Fernando Mainardi; o vice-prefeito Beto Alagia; o secretário de Saúde, Gilson Machado; a coordenadora regional de saúde, Cláudia Souza e vereadores participaram de ato festivo na unidade localizada no bairro Getúlio Vargas.
No evento, o prefeito Mainardi visitou o espaço físico do serviço de Saúde e ressaltou a importância da data. O chefe do Executivo municipal recordou o trabalho que foi realizado para que Bagé fosse uma das primeiras cidades no Rio Grande do Sul a contar com o serviço em 2005. “Fico muito feliz de estar aqui com essa equipe fantástica de servidores que salvaram centenas e mais centenas de vidas ao longo desses 20 anos. Foi uma luta que eu, junto do então secretário de Saúde Manif Curi Jorge, participamos. Não foi fácil, mas conseguimos que, no governo do presidente Lula, tivéssemos implantado em Bagé um serviço dessa importância”, frisou Mainardi.
Cidade foi uma das primeiras no Brasil a conquistar o Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi criado no Brasil em 2003. Vale destacar que Bagé, diferente de outras cidades que aderiram, na época, ao serviço estadual Salvar, a cidade da região da Campanha foi um dos primeiros Municípios a instalar pelo modelo do governo federal.
Mainardi salientou que a implantação do serviço se deu apenas com recursos do governo federal e da própria Prefeitura, em 2005. Hoje, conta com recursos da União, Estado e Município “Não me arrependo em nada de toda a luta que tivemos para conquistar o Samu para Bagé. Nesses 20 anos, foram mais de 480 mil atendimentos realizados pelo serviço, isso é muito expressivo”, destacou.
Por sua vez, o secretário de Saúde, Gilson Machado, também parabenizou a equipe de servidores do Samu pela dedicação diária para a comunidade. “A instalação do Samu em Bagé, no governo Mainardi, há 20 anos, foi uma revolução para a população, não só de Bagé, mas até da região. Quantas vidas foram salvas durante esses 20 anos graças a um governo que priorizou essa importante medida para a saúde dos bageenses”, comentou Machado.
O Samu conta com uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas. Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e é referência no socorro rápido a pacientes que tenham sofrido acidentes, situações críticas e emergências.