Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (28), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bagé, a Sala Lilás. O espaço tem como objetivo oferecer um serviço seguro exclusivo para o atendimento a mulheres que estão em situação de violência, garantindo privacidade, discrição e acolhimento.
Conforme a secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Patrícia Alves, a instalação da sala é um serviço feito a muitas mãos e que é um local de esperança. “É um local para que as mulheres sejam acolhidas para sua reafirmação em sociedade, sendo recebidas com muita discrição e humanidade. Agradeço a todos, ao Governo Municipal, às autoridades e a parceria com a Urcamp que proporcionou a formação a servidores da UPA”, declarou Patrícia Alves.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, também parabenizou o Governo Municipal por implantar o espaço na UPA. “É uma política que vem sendo trabalhada pelo governo Lula e que está sendo viabilizada em Bagé. Além de o espaço oferecer discrição a todas as mulheres que possam, infelizmente, se tornarem vítimas de violência, ele também conta com uma equipe que está preparada para atendê-las de forma qualificada e humanizada”, afirmou Gilson Machado.
Presente no ato de inauguração, o prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a qualidade da estrutura que estará disponível na UPA e reforçou o compromisso da gestão municipal para as mulheres. “Essa é uma luta da sociedade moderna e é voltada para a importância do respeito. A violência contra as mulheres é algo abominável. Por isso essa sala é tão fundamental. Gostaria de agradecer à Urcamp e a todas as pessoas que trabalharam para que essa ação se tornasse uma realidade”, frisou o chefe do Executivo municipal.
O ato de implantação da Sala Lilás contou com a participação ainda de vereadores, da presidente da Câmara Municipal, Andrea Galina, entre outras autoridades.