A Secretaria de Políticas Públicas para Mulher e Diversidade (SemppMulher) realizou, na noite de quinta-feira (28), a roda de conversa “À História contada por elas!”, que marcou o encerramento das atividades alusivas ao Agosto Lilás – mês de conscientização e combate à violência contra as mulheres.
O encontro reuniu mulheres com diferentes trajetórias de vida e áreas de atuação. Clarisse Ismério – historiadora, doutora e professora da Universidade da Região da Campanha; Ide Scoto – formada em Magistério e Fisioterapia, assistente administrativa da SemppMulher; Lélia Quadros – advogada e presidente da Comissão da Mulher, Advogada da OAB Bagé; Marcela Meirelles – mulher trans, artista plástica e diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne e da Galeria Edmundo Rodrigues; e Maria Conceição – poeta, pedagoga, produtora cultural e autora da obra Fogo Água Ar.
Durante a atividade, Ide Scoto destacou a importância do acolhimento às vítimas de violência, trabalho que realiza na secretaria. “Hoje luto por mulheres vítimas de violência. Eu sei que todos os dias vou ouvir histórias tristes, que despertam em mim gatilhos pessoais, mas preciso ter força para resgatar essa mulher, assim como um dia eu fui resgatada”, disse.
A secretária da SemppMulher, Patrícia Alves, reforçou o compromisso da pasta com a prevenção e conscientização. “Realizamos um trabalho intenso em escolas e praças neste mês. Nosso papel, primeiramente, é de prevenção e informação, e depois de acolhimento. É uma responsabilidade de todos. Nós precisamos estar atentos para romper qualquer ciclo de violência. A luta é constante e necessária”, pontuou.
Na ocasião, Patrícia Alves anunciou o lançamento de um novo projeto voltado à valorização de servidoras públicas. Cada secretaria municipal realizará uma votação interna para escolher uma representante, que será homenageada no fim do ano.
Também foram lembradas mulheres que marcaram a história de Bagé e receberam homenagem póstuma, representadas por suas famílias.
Homenageadas:
Andradina América de Andrada e Oliveira
Leocádia Chichi Greco
Luciana Lealdina de Araújo
Maria Suely Campos Garcia
Norma Campos de Vasconcellos
Alexandrina Penha da Conceição
Mãe Tita Campos de Vasconcellos