Bagé deve produzir cerca de 25 mil quilos de linguiça em 2025
O vice-prefeito de Bagé e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Beto Alagia, esteve reunido hoje (7) com produtores de linguiça do município para preparar o 1º Festival Gastronômico de Linguiça, Pães e Cerveja, que será realizado no dia 9 de novembro, a partir das 10h no largo do Centro Administrativo.
Segundo Alagia, no município estão cadastrados 21 produtores que devem produzir cerca de 25 mil quilos de linguiça neste ano, um crescimento de 10 a 15% em relação a 2024. O tamanho da produção é uma estimativa do Serviço de Inspeção Municipal com base no cronograma da produção das agroindústrias vinculadas ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
O evento já está inscrito no Calendário de Bagé e deve ser realizado anualmente, sendo uma vitrine dos produtos feitos no município, incrementando a renda dos produtores. O Festival é um evento gastronômico e cultural que visa celebrar e promover as tradições culinárias da região da campanha gaúcha, com foco em três pilares da gastronomia local: as linguiças artesanais, os pães e as cervejas.
Os produtores de linguiça participantes poderão instalar as suas churrasqueiras para a degustação do produto no espaço do estacionamento do Centro Administrativo. Mas uma grande grelha será colocada no Largo para degustação gratuita de linguiças com produtos comprados dos produtores pela secretaria de Desenvolvimento. Em frente ao Centro Administrativo também serão realizados dois shows musicais que serão divulgados em breve.
A Prefeitura destaca que o Festival não irá substituir a Festa Internacional do Churrasco.