Servidor municipal há 21 anos e biólogo, Jeferson Andrade, que assumiu recentemente a pasta do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) tem a recuperação do aterro sanitário e do Canil Municipal como prioridades na lista de metas da sua gestão, além da implantação da coleta seletiva de lixo.
Aproximar a Secretaria da comunidade e intensificar as ações de conscientização também fazem parte dos objetivos de Andrade, que já havia atuado na Semapa durante sua carreira no serviço público. O novo secretário, formado em Ciências Biológicas, Gestão Pública e Gestão Ambiental, é o primeiro com formação técnica a ocupar o cargo.
Ele conta que os primeiros dias de trabalho têm sido longos, para ajustar as demandas da Secretaria. O primeiro ato foi alinhar a corpo técnico da pasta e enxergar o número real de servidores à disposição, já que muitos haviam sido cedidos. Entre os principais problemas apontados por ele, estão as precárias condições de uso dos veículos.
“Temos apenas um caminhão funcionando e de forma precária”, ressalta, destacando que já está dando encaminhamento para colocar todos os carros na rua. “Nosso caminhão de poda está estragado há três anos e precisa de uma recuperação simples, na parre hidráulica. Esses pequenos ajustes que estamos fazendo, priorizando a retomada plena das atividades da Semapa”, pontuou.
A recuperação do aterro sanitário, que já foi premiado como o quinto melhor do país na gestão anterior de Luiz Fernando Mainardi, é o grande objetivo de Andrade. “Este é nosso principal desafio. Recebemos hoje um lixão e queremos deixar em pleno funcionamento, respeitando as questões legais”, garantiu.
O secretário destaca, ainda, a importância de embelezar a cidade, realizando plantio de novas mudas e flores nos canteiros centrais. As pessoas que vêm visitar nossa cidade tem que sentir orgulho de conhecer a nossa terra”, finalizou.
Outros objetivos
- Aquisição de novos veículos
- Implantação da coleta seletiva de lixo
- Retomar projeto de educação ambiental
- Oficializar a criação do Parque Natural Zeno Freitag
- Implantar novamente o Horto Municipal
- Ampliar a fiscalização, priorizando a conscientização
- Trabalhar em conjunto com as demais secretarias