O Passo do Peres será a primeira localidade a ser visitada pelo projeto que objetiva fomentar os pequenos negócios do campo em Bagé. O projeto trata da produção, gestão e comercialização de produtos agrícolas oriundos de pequenas propriedades. Integrado pela Prefeitura de Bagé, por meio do Gabinete do Vice-Prefeito, Urcamp, Unipampa, UERGS e IFSul, e entidades como Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o grupo busca unir os conhecimentos das instituições de ensino com o apoio técnico para fomentar o desenvolvimento do setor.
Na reunião com os agricultores de Passo do Peres será apresentada uma ficha técnica com informações dos produtores, que será incorporada ao diagnóstico que está sendo elaborado pelo grupo. O Plano de Trabalho prevê a capacitação em gestão empresarial dos pequenos produtores a cargo das instituições de ensino, assim como o apoio técnico para as propriedades, que será feito pela Emater e Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). Entre estas ações está a regularização fundiária para acesso a programas da agricultura familiar, como o Pronaf, e a ampliação do programa Patrulha Agrícola.
Também está no plano de trabalho a exposição dos produtos das propriedades envolvidas em feiras e mercados e, ainda, a constituição de um fundo para fomento aos pequenos produtores. Boas práticas desenvolvidas pelos produtores serão replicadas em outros locais.