As crianças dos colégios públicos e privados de Bagé estão recebendo informações sobre a preservação do bioma Pampa. As palestras, que iniciaram em abril de 2025, fazem parte de um projeto da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDI), chamado “Bioma Pampa nosso lar”.
A médica veterinária, Anne Fagundes, ressalta que esta semana é dedicada à proteção das florestas: “a preservação do bioma, do Rio Camaquã e dos animais endêmicos do bioma fortalece a defesa da natureza”. A palestra foi realizada hoje (16/7) na escola de educação infantil “Sementinhas da Paz”. As cartilhas levadas pela veterinária contam com brincadeiras e pintura de animais do bioma. “As crianças não sabem que em Bagé tem um bioma. Entretanto, a partir das palestras elas conseguem entender e levar estas orientações adiante”, afirma.
Anne Fagundes lembra que, conforme informações do Ministério do Meio Ambiente, o Pampa é o segundo bioma mais devastado do país, com apenas 36% da sua vegetação nativa original.