A Prefeitura de Bagé reinaugurou, na manhã desta sexta-feira (16), a Unidade Móvel de Castração que integra as ações da política municipal de bem-estar animal. A cerimônia aconteceu no Largo do Centro Administrativo e marca a retomada dos atendimentos após melhorias estruturais no veículo, com o objetivo de qualificar ainda o serviço oferecido à população.
A unidade passa a levar o nome do servidor José Ricardo Montezano Gonsales, o “Amarelo”, em reconhecimento à sua trajetória de dedicação e amor pela causa animal. Amarelo foi um dos responsáveis pela implantação da primeira unidade móvel de saúde animal de Bagé, em 2010, quando atuou para adaptar um antigo ônibus odontológico para atendimento veterinário gratuito à comunidade.
Durante a reinauguração, a secretária de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Milena Hecht, destacou o bem-estar animal como uma das pautas prioritárias da gestão municipal e o trabalho contínuo de qualificação da estrutura do serviço.
“Este é um momento de muita alegria. Depois de um ano de governo e de muita luta para reerguer a cidade, estamos reinaugurando o Castramóvel, uma das pautas mais importantes da gestão. Desde que assumimos, adotamos diversas medidas para retomar ações de bem-estar animal que há muito tempo não eram efetivas no município. Em junho de 2025, o Castramóvel voltou às ruas e hoje realiza mais de 100 atendimentos semanais. Essa homenagem é muito justa, e quem conheceu o Amarelo sabe o quanto ele era dedicado e apaixonado pelos animais”, afirmou
Milena ainda agradeceu o apoio do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA), parceiro nas ações de castração e cuidado com cães e gatos no município, ressaltando que sem essa articulação não seria possível oferecer o serviço de forma gratuita para a população.
Emocionado, o filho de Amarelo, Diogo de Almeida, lembrou o carinho do pai pelos animais e o legado que ele deixou. “Meu pai deixou um legado muito grande para nós, familiares, amigos e colegas. Esta é a segunda homenagem que recebemos desde o seu falecimento, a primeira foi pelo SAMU, onde ele também dedicou grande parte de sua vida, e agora o Castramóvel levando seu nome. Nos últimos dias de vida, ele estava ao lado dos seus gatinhos, a Pandora, o Miu e o Pedrinho. Um dos seus últimos pedidos foi que não deixassem os gatos fugirem enquanto aguardava atendimento do SAMU. Esse gesto simples demonstra o amor que ele sempre teve pelos animais”, relembrou Diogo.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi afirmou que a homenagem a José Ricardo Montezano Gonsales é justa e simboliza o reconhecimento a quem teve papel decisivo na consolidação do Castramóvel em Bagé. “O Amarelo foi uma pessoa que acreditou nessa causa desde o início e ajudou a transformar uma ideia em ação concreta. Dar o nome dele ao Castramóvel é uma escolha assertiva, que preserva a memória de alguém que tinha compromisso verdadeiro com o cuidado e o bem-estar dos animais”, destacou.
Esta é a primeira vez que um veículo público municipal recebe o nome de um servidor, em homenagem à sua contribuição para o serviço público e pela defesa dos direitos dos animais.