A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu o encerramento oficial do projeto Mulheres Empreendedoras no Turismo em Bagé. O evento foi realizado na noite de sexta-feira (28), na Casa de Cultura Pedro Wayne, e contou com apresentações artísticas e momentos que celebraram a força, a criatividade e o protagonismo das mulheres que impulsionam o setor turístico no município.
Com o objetivo de reconhecer a relevância do papel das mulheres empreendedoras em diferentes segmentos e atividades ligadas ao turismo, o projeto homenageou 15 mulheres que atuam no setor em Bagé. Ao longo do mês, vídeos com depoimentos dessas mulheres foram divulgados no Instagram da Secretaria de Turismo (@seturbage), apresentando suas histórias pessoais, suas relações com o turismo local e suas visões sobre o futuro do setor.
Durante o evento, a secretária de Turismo, Elidiane Lobato, destacou o impacto positivo das participantes, que aceitaram o desafio de compartilhar suas histórias e inspirar outras mulheres, projetando um futuro mais forte e coletivo para o setor. “Elas fazem a diferença na nossa cidade, na nossa região. Quero agradecer imensamente a essas mulheres que aceitaram o desafio de expor um pouco da sua trajetória, da sua vida. Mulheres que empreendem no turismo, venham para ficar”, declarou.
Representando as homenageadas da noite, a empresária Clori Peruzzo destacou a importância de ações como esse projeto para fortalecer o setor e incentivar o trabalho coletivo em prol da valorização regional. Ao relembrar sua trajetória e o trabalho desenvolvido no enoturismo da região desde 2013, ela reforçou a força da união entre os empreendedores e o poder público. “Projetos como esse nos motivam a seguir trabalhando. Nós temos uma cidade com enorme valor histórico e cultural. Hoje nós temos uma identificação da região com a questão dos vinhos e dos azeites também, então nós temos muito mais para mostrar. Tenho certeza que muito em breve nós teremos outra cara do turismo em Bagé”, afirmou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Leonardo Nocchi Macedo, ressaltou a importância do projeto como estímulo ao empreendedorismo feminino e parabenizou as mulheres homenageadas. “Vocês vão servir, sim, de inspiração, tenho certeza, para muitas outras mulheres aqui da nossa cidade”, afirmou.
Homenageadas
As 15 mulheres homenageadas em 2025 foram Cátia Ferreira, Cecilia De Carli, Clarisse Ismério, Clori Peruzzo, Giana Guterres, Hanie Brum, Luana Castro, Luciane Gomes, Luisa Brasil, Mariane Fernandes, Nilva Jardim, Oristela Peres, Syla Lopes, Taiane Fernandes e Victoria Mércio.
A realização do projeto contou com o apoio da Aciba, do Conselho Municipal de Turismo de Bagé, além da participação de outros órgãos do Governo Municipal, como a Coordenação de Comunicação Social, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SEMPPMULHER) e a Secretaria de Cultura (Secult).