A Prefeitura, através do Centro de Autismo, promoveu nesta quarta-feira (2) uma série de atividades especiais em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A iniciativa busca promover a inclusão e oferecer suporte às famílias de pessoas autistas.
A programação contou com atividades lúdicas para as crianças, como oficinas de slime, pintura e exercícios motores com acompanhamento de um fisioterapeuta. Além disso, a psicóloga do Centro de Autismo, essa semana, realizará uma atividade com alunos do curso de psicologia da Faculdade Ideau. Já na sexta-feira (15), acontece uma roda de conversa com estudantes do SENAR, abordando a conscientização sobre o autismo.
“Trabalhamos essas questões para desmistificar o autismo. Ainda existem muitas desinformações e preconceitos. À medida que dialogamos com a comunidade, ajudamos a esclarecer melhor o transtorno e a romper essas barreiras”, destaca Juliana Collares, coordenadora do Centro de Autismo.
O Centro de Autismo atende aproximadamente 100 crianças que possuem diagnóstico ou estão em fase de investigação. A equipe multidisciplinar conta com psicóloga, pedagoga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e médicos especialistas, incluindo pediatra e neuropediatra. Além disso, a partir desta semana, o Centro inicia atividades de musicalização para ampliar o suporte às crianças.