Além de apresentar as empresas incubadas na instituição, também foi discutida a instalação do Parque Científico e Tecnológico de Bagé
Nesta sexta-feira (11), o prefeito Luiz Fernando Mainardi participou de um encontro, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sobre empreendedorismo e inovação. Ocasião em que foram apresentadas startups instaladas na incubadora da instituição.
Estavam presentes no encontro, o reitor da Unipampa, Edward Pessano, e a vice-reitora, Franceli Brizolla, o diretor do campus Bagé, Pedro Dornelles, o consul do Uruguai em Bagé, Oscar Brian Rodriguez, a cordenadora de programas, Maíra Gonçalves, professores e pesquisadores da Unipampa e empresários.
O prefeito de Luiz Fernando Mainardi relembrou o processo de implantação da Unipampa, cujo anuncio completa 20 anos este mês. Tambem afirmou o compromisso de expansão da universidade, em consonância com o projeto do Parque e das incubadoras. "Estamos vendo aqui empresas muito promissoras, que apresentam soluções inovadoras. Temos que buscar ampliar essas estruturas e contribuir para o desenvolvimento de Bagé", destacou.
Durante o encontro, também foi discutida a instalação do Parque Científico e Tecnológico de Bagé. “O Parque vai possibilitar que uma série de iniciativas possam ser realizadas aqui, no campus de Bagé. O Parque caminha em paralelo com a incubadora, quando uma empresa começa, ela pode ir se desenvolver na incubadora e depois seguir e se instalar efetivamente no Parque. Salientamos também que essa região do estado é a região com menos parques tecnológicos do estado do RS”, explicou o professor da Unipampa, Cláudio Albano.
A instalação do Parque Científico e Tecnológico de Bagé aguarda investimentos. Ele será um convênio de cooperação entre Unipampa e IFSul. A vice-reitora, Franceli Brizolla, explica que já uma área no campus em construção onde será possível a implementação do Parque.
Atualmente, a incubadora da unipampa, instalada em maio deste ano, conta com quatro startups. A próxima etapa é disponibilizar vagas para outras sturtps de forma online. Conforme um dos diretores da incubadora, Érico Amaral, as empresas devem ficar até dois anos incubadas e depois estarão aptas a se instalarem no Parque.
As startups instaladas na incubadora da Unipampa em Bagé são:
IA4Agro - lavoura inteligente
BienTech - saúde e tecnologia
Ótimo - inovações inteligentes em energia
Proby