Previsão é que mais veículos sejam incorporados à frota municipal
O vice-prefeito de Bagé e coordenador da frota do município, Beto Alagia, fez um balanço do programa de renovação de veículos, iniciado pela atual gestão. Segundo Alagia, só neste ano foram entregues 21 veículos sendo duas máquinas, dois caminhões, 14 veículos leves, duas ambulâncias e um ambulatório odontológico.
A estimativa é de que, até o início de outubro, sejam adquiridos mais 80 veículos. O pregão eletrônico para a aquisição dos carros está em fase final. “Isso significa redução de custos porque veículos em péssimo estado de conservação, como estavam, gastam mais combustível e tem um alto custo de manutenção”, explica o vice-prefeito.
Ao assumir a gestão da frota em janeiro de 2025 o gabinete do vice-prefeito encontrou uma frota veicular em estado crítico e totalmente sucateada. Dos 270 veículos e maquinários cadastrados, 118 estavam sem condições de circulação. Para reverter este quadro, foram implementadas diversas ações iniciando com um levantamento geral e a criação de normativas.
Na secretaria da Saúde, por exemplo, de 34 veículos para transporte de pacientes, apenas oito estavam em condições de viajar, comprometendo o atendimento à população. A pasta recebeu oito veículos leves novos, duas ambulâncias e um gabinete odontológico.