Após a conclusão da ação de reperfilamento asfáltico no bairro Morgado Rosa, realizada na última sexta-feira (28), moradores questionaram a Prefeitura sobre a situação de outras ruas do bairro, entre elas a Waldemar Milani e a Anelise Abbott.
O município destaca que a ação realizada no bairro foi de reperfilamento, contemplando apenas vias que já eram pavimentadas e não recebiam manutenção há décadas. Em relação a novos atendimentos, a Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) informou que os projetos referentes a outras vias - especificamente, a Waldemar Milani e Anelise Abbott, que já contam com emenda indicada pelo então deputado Luiz Fernando Mainardi - foram protocolados e estão em análise na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Conforme a secretária Julia Reschke, embora a execução esteja prevista, o andamento ainda depende da certidão necessária para assinatura do convênio.
De acordo com a Procuradoria-Geral do Município, desde 2020 Bagé enfrenta restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal em razão do excesso de despesas com pessoal. Enquanto o limite legal é de 54%, a gestão anterior deixou o índice em 68,89%. O atual governo vem reduzindo gradualmente esse percentual, mas, enquanto o índice permanecer acima do permitido, o Município segue impedido de obter a certidão de regularidade junto ao Tribunal de Contas do Estado, documento exigido para celebrar convênios e receber recursos externos.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi reforça que o governo tem trabalhado para restabelecer a capacidade de investimento do Município. “Houve uma redução significativa, com um trabalho nítido do governo nesse sentido. O nosso governo quer avançar cada vez mais, além das manutenções, em novas frentes de trabalho”, destacou.
Enquanto isso, a Prefeitura dá continuidade às ações de infraestrutura na cidade. O bairro Prado Velho será o próximo a receber reperfilamento asfáltico, após intervenções de drenagem em pontos críticos. Neste momento, equipes também executam operação tapa-buraco em diversas áreas e melhorias no acesso ao Ginásio Militão.