Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), realizou uma reunião com instituições para traçar um diagnóstico dos pequenos negócios no município, a fim de fomentar o desenvolvimento dos empreendimentos. Ficou acertado que, em um primeiro momento, o grupo focará suas ações sobre o setor primário no município.
Participaram da reunião, e compõem o grupo de trabalho, a Prefeitura de Bagé, Emater, Urcamp, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Instituto Federal de Educação. Conforme a SDI, Unipampa e Embrapa também serão convidadas a integrar o grupo. As instituições debateram a forma de fazer um plano de desenvolvimento que una a parte técnica com educação financeira e formação empresarial para alavancar os negócios em Bagé.
Coordenado pelo secretário da SDI e vice-prefeito de Bagé, Beto Alagia, o grupo vai iniciar o trabalho com a realização de um diagnóstico dos produtores de Bagé com o ramo de atividade a partir do banco de dados das entidades participantes.
Segundo o secretário, o grupo vai focar no setor primário de Bagé e, posteriormente, vai ampliar o programa para outros municípios da região. “Vamos trabalhar a cadeia produtiva com o objetivo de gerar renda”, explica. Beto Alagia diz que as instituições que agora compõem o grupo fazem ações importantes que serão potencializadas com a coordenação da Prefeitura.