A Prefeitura de Bagé recebeu, nesta sexta-feira (3), uma retroescavadeira no valor de R$ 368 mil, entregue por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). O investimento foi viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Estado do Rio Grande do Sul, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. O equipamento será destinado à Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), fortalecendo as ações de conservação e manejo sustentável em Bagé.
De acordo com a secretária da Semapa, Milena Hecht, a máquina será essencial para diferentes frentes de trabalho. “Temos muitos espaços, tanto na área urbana quanto rural, que sofrem com descartes irregulares de resíduos. Em situações como essas, precisamos do auxílio de uma máquina para a retirada do material e, logo em seguida, atuamos com a educação ambiental e a instalação de placas de conscientização”, explicou.
Ela também destacou que a retroescavadeira terá papel importante na manutenção de áreas verdes. “Muitas vezes, após a supressão de árvores, ficam raízes e tocos que dificultam a recuperação de calçadas e pavimentações. Esse equipamento vai nos ajudar a realizar o destoco e dar continuidade às obras de recuperação”, completou.
Outra aplicação será no apoio às operações da área de transbordo e em outras demandas que surgem no dia a dia da secretaria. “Até agora, dependíamos de máquinas de outras secretarias, o que atrasava bastante os trabalhos. Com esse maquinário, teremos muito mais agilidade e autonomia para executar as ações”, afirmou Milena.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância dessa destinação. "Temos uma grande demanda de podas na nossa cidade, e já há bastante tempo trabalhamos para reforçar a nossa capacidade de atendimento. Agradeço bastante o apoio do deputado Paulo Pimenta, que mais uma vez ouviu o nosso chamado."