A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Administração (SMAD), no Departamento de Segurança, Higiene e Medicina no Trabalho (Biometria), realiza, durante todo o mês de setembro, uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
A iniciativa tem como objetivo estimular a reflexão, o cuidado coletivo e a valorização da vida entre os servidores municipais, através de atividades que unem informação, bem-estar e momentos de reflexão.
“Temos como objetivo cuidar da saúde psíquica e mental de nossos servidores. Pela importância do tema promovemos uma programação voltada ao tema para que contemple todos os funcionários”, destacou a secretária de Administração, Raquel Leal.
Confira as ações programadas:
Varal da Positividade
Um espaço simbólico será montado na Biometria, onde os servidores poderão trocar marcadores de livros com mensagens de incentivo e gratidão, reforçando o valor da positividade no dia a dia.
Rodas de Conversa sobre a Prevenção do Suicídio
17 de setembro: 10h - Conversa com o psicólogo Vanderlei Batista Simões, do CAPS II
25 de setembro: 10h - Conversa com a psicóloga Valesca Quintana de Oliveira, do CAPS II
Os encontros serão momentos de troca e informação sobre saúde mental.
Fitas no Portão
Durante o mês, servidores serão convidados a amarrar uma fita amarela no portão da Biometria, simbolizando apoio à causa.
Banner e Decoração Temática
Um banner com suporte e balões amarelos estará exposto no saguão da Biometria para chamar a atenção para a campanha.
Momento de Relaxamento e Reflexão
No dia 24 de setembro, às 15h30, será realizada uma aula de yoga com a professora Júlia Vasconcellos, proporcionando um momento de cuidado e relaxamento para os servidores. Após a atividade, haverá uma pequena confraternização.
Todas as ações serão realizadas com recursos próprios do município e têm como objetivo promover um ambiente de apoio e escuta, fortalecendo a rede de prevenção ao suicídio e reforçando a importância de falar sobre saúde mental.