A Prefeitura de Bagé marcou presença na homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ao Grupo Ecoarte, realizada no Memorial da Assembleia, em Porto Alegre. O ato integrou as atividades do Pacto RS 25, com o tema “O crescimento sustentável é agora”, e encerrou a programação da Mostra Política de Cinema, que celebra os 190 anos do Parlamento gaúcho.
O Município foi representado pelo secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, que participou da solenidade em nome do prefeito Luiz Fernando Mainardi. Na ocasião, o Grupo Ecoarte foi contemplado com a escultura “O Índio”, de Xico Stockinger, o último exemplar assinado pelo artista e reservado pela Assembleia para homenagens especiais. A honraria foi entregue pelo então presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, à diretoria do grupo.
Representaram o Ecoarte na cerimônia a presidente Adriane Alves e Eliane Pacheco. O troféu foi dedicado à professora Elvira Nascimento, presidente de honra e fundadora do grupo.
Ao destacar a homenagem, o secretário Zeca Brito ressaltou a relevância do Ecoarte para o Rio Grande do Sul e para Bagé. “O Ecoarte é parte importantíssima da luta ambiental no Estado. É um grupo pioneiro na defesa do arroio, das águas, do patrimônio histórico e das lutas sociais do Pampa gaúcho”, afirmou.
Fundado em 1987, em Bagé, o Grupo Ecoarte é reconhecido por sua atuação histórica na defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural e das causas socioambientais, consolidando-se como uma referência regional na promoção de uma relação equilibrada entre desenvolvimento, cultura e preservação.