A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), informa que está em andamento o processo para a retirada da fiação aérea dos postes de energia da cidade. A Secretaria já notificou 13 empresas de telefonia e internet para que façam a retirada da fiação em desuso.
Além da notificação, as empresas receberam uma divisão do mapa da cidade em 12 setores/áreas. A retirada das fiações será feita em parceria com a Equatorial e deve ter início no mês de setembro. As empresas terão, aproximadamente, 15 dias para fazer a retirada das fiações em cada setor. A fiação excedente, que não for retirada pelas empresas, será removida por uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura.
A Seinfra está finalizando o processo para dar abertura a um edital de contratação da empresa. A publicação do edital deve ocorrer nos próximos dias. O secretário da pasta, Edegar Franco, explica que todo esse processo está sendo realizado junto ao Ministério Público. O projeto de ordenamento da fiação tem como objetivo promover a despoluição visual, garantir mais segurança para a população e preservar a infraestrutura urbana.