A Prefeitura de Bagé está concorrendo a um prêmio voltado à valorização da arquitetura e da urbanização. O Projeto “Expedição Cultural – Protetores do Patrimônio”, promovido pelo Setor de Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), foi vencedor na categoria Poder Público – pessoa jurídica no 7º Prêmio CAU/RS e está concorrendo ao Prêmio Destaque por votação popular. A votação é realizada pelo site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS).
O projeto “Expedição Cultural – Protetores do Patrimônio”, teve como propósito incentivar a valorização e preservação do patrimônio local, oportunizando à comunidade redescobrir os principais marcos históricos de Bagé por meio de um circuito interativo e educativo. Cada participante recebeu um Passaporte Cultural e um selo em cada ponto visitado. Além de funcionar como registro da jornada, o passaporte apresentou informações e curiosidades sobre os locais do roteiro.
O material foi distribuído gratuitamente para estudantes da Rede Municipal de Ensino e também para o público geral interessado em percorrer o circuito. O Projeto foi uma realização da Smed e do Daeb e teve apoio da Urcamp, do Jornal Minuano e da Secretaria Municipal da Cultura.
“O projeto de educação patrimonial que desenvolvemos, ele reforça a importância de Bagé como cidade histórica, como cidade turística e também da importância da educação patrimonial a ser realizada nas escolas. Porque só conseguimos conservar o nosso patrimônio a partir da educação. Nós só preservamos o que amamos e só amamos o que conhecemos”, ressaltou a arquiteta do setor de educação patrimonial da Smed, Marília Barbosa.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi parabenizou a equipe responsável e destacou o mérito da iniciativa. “Esse projeto é motivo de orgulho para Bagé. Ele valoriza nossa história, aproxima a comunidade do patrimônio local e reforça o papel da educação na preservação da nossa identidade. Ser reconhecido pelo CAU/RS e concorrer ao Prêmio Destaque é plenamente merecido”, destacou.
PRÊMIO CAU/RS:
Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS, o prêmio CAU/RS tem por objetivo identificar e valorizar iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação. O prêmio é um reconhecimento das iniciativas que contribuem para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no RS.