Tradicional ponto de encontro de atletas amadores e ex-profissionais, o Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão) realizou, na tarde deste sábado (15), a abertura da temporada 2025 do futebol amador.
A cerimônia marcou o início dos campeonatos organizados pela Prefeitura e das competições promovidas pela Liga Bageense de Futebol de Veteranos, que reúne os clubes de futebol amador da cidade. No total, cerca de 50 equipes participarão das disputas ao longo do ano.
O evento contou com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Sílvio Machado, que deu o pontapé inicial na categoria 60 anos, organizada pela Prefeitura Municipal. A primeira partida foi entre São Martim e Palmeiras, no campo 02.
Doze equipes disputam essa categoria, que integra a programação municipal. Além da categoria 60 anos, também teve início neste sábado a categoria 50 anos, organizada pela Liga Bageense de Futebol de Veteranos. Ambas as competições ocorrem aos sábados à tarde. Já no domingo pela manhã, será a vez da categoria 35 anos, também sob responsabilidade da Liga de Veteranos. A categoria Livre, que acontece aos domingos à tarde, será organizada pela Prefeitura, mas ainda não teve início.
O secretário Sílvio Machado destacou o impacto social e esportivo da nova temporada. “Somando todas as equipes, entre atletas e diretores, os campeonatos envolvem cerca de 1.500 pessoas a cada fim de semana. Assim que os jogos terminam, os participantes já começam a contar os dias para o próximo. Vamos trabalhar para garantir toda a estrutura e organização necessárias para que as competições aconteçam com qualidade”, afirmou.
Entre os jogadores que participaram da abertura estava Marco Antônio Iloreto Neves, conhecido como Dario, de 63 anos. Ele celebrou o retorno das competições após um período de paralisação. “Tenho muito orgulho de voltar a jogar. Já passei por dezenas de times e agora retorno ao São Martim, que foi minha primeira equipe amadora. A felicidade é ainda maior porque meu filho e meu neto vieram me ver jogar”, destacou o ex-jogador profissional, que defendeu o Guarany nas temporadas de 1980 e 1981.
O evento contou com a presença do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, que representou o prefeito Luiz Fernando Mainardi, além do secretário de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Edegar Franco.
Antes da abertura oficial, foi realizada uma aula de ritmos, atividade aeróbica que utiliza diferentes estilos de dança, proporcionando um momento de integração e lazer aos presentes. Com os campeonatos já em andamento, a expectativa é de mais um ano de incentivo ao futebol amador e veterano, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão e lazer para a comunidade.