Nesta terça-feira (1º), o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, esteve reunido com produtores rurais da Agricampanha. Os produtores pediram o apoio do Executivo Municipal para a mobilização do setor produtivo que busca a securitização das dívidas. O prefeito manifestou o apoio do Governo Municipal para a causa.
“Nós tivemos alguns anos contínuos de seca e outros de enchentes. Com isso, por três a quatro anos, os produtores tiveram baixa produtividade comprometendo a renda para que possam fazer as próximas lavouras e para que possam pagar os financiamentos existentes nos bancos. Então, os produtores estão com dificuldade e querem essa securitização para que isso possa fazer com que eles renegociem as dívidas e que o crédito que eles precisam para a próxima safra seja aberto. Assim, eles poderão fazer novo plantio, se não, passaremos por uma situação muito difícil, não somente em Bagé como o Estado inteiro”, explicou o secretário municipal do Desenvolvimento Rural, Edegar Franco, que também participou da reunião.
“A atividade primária é fundamental para o desenvolvimento da nossa região. Por isso, nós vamos elaborar um documento manifestando e salientando o apoio do Poder Executivo de Bagé aos produtores da região e do Estado”, salientou Mainardi.
Em outras oportunidades, Mainardi também defendeu investimentos em projetos de irrigação que possam permitir o plantio de outras culturas, como o milho; assim como, projetos que visem a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas a fim de mitigar danos à produção.
A presidente da Câmara de Vereadores, Andrea Gallina, também acompanhou o encontro.