O prefeito Luiz Fernando Mainardi recebeu, na manhã desta quarta-feira (09), o secretário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen. A visita teve como objetivo alinhar estratégias para captação de recursos junto ao Governo Federal, destinados à recuperação de aproximadamente 100 prédios públicos com estruturas comprometidas pela chuva de granizo que atingiu o município.
A Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul é vinculada à Casa Civil da Presidência da República e tem atuado em parceria com os municípios gaúchos no enfrentamento aos impactos causados pelas tragédias climáticas que ocorreram entre os anos de 2023 e 2024. Em Bagé, muitos dos danos estruturais nos prédios públicos ainda não foram consertados, o que, segundo o chefe do executivo, é reflexo da ausência de planejamento e de articulação da gestão anterior.
“Infelizmente, na época em que o granizo comprometeu grande parte dos prédios públicos em Bagé, não foi realizado o levantamento necessário e a elaboração de projetos para buscar os recursos disponíveis junto ao Governo Federal. Agora, estamos correndo atrás do tempo perdido para garantir a segurança e o pleno funcionamento desses espaços que atendem à população”, destacou o prefeito.
Na ocasião, foram debatidos os próximos passos para a elaboração dos planos de trabalho e a formalização dos pedidos de apoio. Hassen reforçou o compromisso da secretaria em atuar em parceria com Bagé. “Ficamos muito preocupados com o que vimos aqui. Muitos dos prejuízos poderiam ter sido minimizados se os planos de trabalho tivessem sido encaminhados no tempo certo. Mas estamos aqui para unir forças e buscar os recursos necessários.”, finalizou o secretário.