O prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil, fez uma reunião, na tarde de segunda-feira (25), com o secretariado municipal para apresentar a atual situação das finanças do Executivo. Conforme o prefeito foi realizada uma auditoria financeira e patrimonial do que foi recebido por Kalil desde a renúncia do ex-prefeito Divaldo Lara.
O levantamento foi realizado pela Unidade Central de Controle Interno, tendo como período de consulta de 8 a 22 de novembro. A ação teve como objetivos específicos efetuar uma auditoria fiscal e financeira, com levantamento de saldo bancário e situação financeira; verificação dos empenhos de pagamento, incluindo aqueles já inscritos como restos a pagar e verificação da dívida atualizada junto ao Funpas. Também foi analisada a situação da folha de pagamento com enfoque a verificar a série histórica dos custos com a folha de pagamento e reservas para o 13º salário; situação do orçamento, com análise das previsões orçamentárias que estão comprometidas e disponíveis, bem como a questão do patrimônio do Município, incluindo a verificação dos veículos pertencentes à frota municipal.
“Esse levantamento foi produzido com base em nossa política de dar transparência em todos nossos atos desde que assumimos a chefia do Executivo municipal. É uma forma também de tornar público o que recebemos do prefeito Divaldo Lara e quais as medidas que precisamos adotar para cumprir com todos nossos compromissos”, afirmou Kalil.
O chefe do Executivo ressaltou que todas as medidas tomadas, mesmo que consideradas amargas, têm como foco a transparência e o cumprimento das obrigações da Prefeitura. “Nunca dissemos que não vamos pagar as rescisões dos cargos comissionados. No entanto, nossa prioridade é o pagamento dos vencimentos dos funcionários estatutários. Após, assim que tivermos as receitas, pagaremos as rescisões dos cargos comissionados em ordem cronológica e os demais compromissos”, enfatizou o prefeito Mário Mena Kalil.
Por fim, o prefeito agradeceu a dedicação e o empenho de todos os secretários e demais equipes do Executivo municipal neste momento de término da gestão.
O relatório completo da auditoria está disponível para consulta pública no site da Prefeitura de Bagé, por meio do link www.bage.rs.gov.br/mural/auditoria. O relatório foi apresentado pelo coordenador da Unidade Central do Controle Interno Jaime dos Santos Medeiros.